Desde 2015 que a Cushman & Wakefield tem estado a auscultar os líderes do Commercial Real Estate (CRE) em todo o mundo para compreender a fundo o que é que os ocupantes procuram.
No último estudo anual What Occupiers Want as empresas destacam a importância do layout dos espaços de trabalho, o recrutamento de talentos na área da tecnologia e a uma escala global, o trabalho flexível e as alterações aos portefólios imobiliários.
Por outro lado, a sustentabilidade e a incorporação de critérios ESG nas organizações tem vindo a adquirir uma relevância crescente, sendo hoje uma das principais preocupações das empresas.
Quase dois terços dos ocupantes inquiridos (63%) planeiam reduzir a pegada imobiliária nos próximos dois anos, ao mesmo tempo que querem otimizar o seu espaço atual com comodidades e serviços que elevem a experiência dos utilizadores no escritório.
O ESG assume uma importância cada vez maior enquanto fator-chave nas decisões imobiliárias e 42% dos executivos inquiridos dizem ter objetivos ESG em curso ou em fase de planeamento.